top of page
O QUE É NEUROPSICOLOGIA?
É o estudo e compreensão do comportamento humano, realizado através da avaliação das funções cognitivas, processos emocionais e comportamentais bem como da estimulação, remediação, compensação e prevenção de disfunção cerebral.
Suas áreas tem como propósito avaliar e proporcionar intervenções que melhorem a capacidade funcional e a qualidade de vida das pessoas.
Atua em problemas como transtornos neurodegenerativos (quadros demenciais e outros), transtornos do neurodesenvolvimento (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno do Espectro Autista e outros), transtornos neuropsiquiátricos (transtornos mentais) e alterações decorrentes de lesões encefálicas.
Público atendido: Crianças (a partir dos 2 anos), adolescentes, adultos e idosos.
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
Mapeamento do desenvolvimento cognitivo e socioemocional que identifica a “oferta” cognitiva de um indivíduo, considerando diversos domínios (atenção, memória, percepção, linguagem, comunicação, funções executivas, cognição social, etc...).
INTERVENÇÕES EM NEUROPSICOLOGIA
Práticas que visam reduzir o efeito de déficits cognitivos que prejudicam o desempenho e que buscam fornecer ferramentas para melhorar, compensar, contornar ou adaptar o paciente às suas dificuldades, levando ao aumento da qualidade de vida, envolve o paciente, familiares, cuidadores e outros profissionais.
O tratamento é feito de forma individualizada, com base nas forças e dificuldades de cada pessoa e envolve o uso de estratégias.
bottom of page